Hortas pedagógicas construindo a segurança alimentar e nutricional das escolas do campo de Lagoa de Itaenga – PE

Autores

  • COSTA, Cristiane Maria dos Santos Instituto Federal de Pernambuco
  • FREITAS, Rubenice Maria de Instituto Federal de Pernambuco
  • NETO, Manoel José da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • SILVA, Irlânia do Nascimento Instituto Federal de Pernambuco
  • NÓBREGA, Carla Eugênia Fonseca da Silva Marques Instituto Federal de Pernambuco
  • FERREIRA, Gizelia Barbosa Instituto Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Segurança Alimentar, Políticas Públicas, Educação do Campo

Resumo

O hábito alimentar dos/as estudantes das escolas do campo de Lagoa de Itaenga, assim como
em boa parte do país, está baseado no consumo de alimentos industrializados. O projeto teve
como objetivo construir conhecimento sobre segurança alimentar e nutricional junto às cozinheiras/
merendeiras de três escolas do campo no município de Lagoa de Itaenga, partindo da
investigação-ação, buscando assim construir novos hábitos alimentares através da Introdução
dos alimentos produzidos nas hortas orgânicas implantadas nas escolas junto com educadores
e estudantes. A sensibilização da comunidade escolar passou pelo reconhecimento do potencial
nutritivo dos alimentos produzidos regionalmente e de novas formas de processar. Dessa forma,
a compreensão do processo produtivo e da preservação de elementos nutritivos no preparo dos
alimentos incentivou a mudança dos hábitos dos/as estudantes, interferindo na alimentação doméstica
e consequentemente na segurança alimentar e nutricional dessas famílias.

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Publicado

2018-08-18