A contribuição do PIBID Diversidade no desenvolvimento da Educação do Campo e Agroecologia, nas escolas do campo em Manoel Vitorino, Bahia, Brasil
Palavras-chave:
Dimensão educativa, Práticas Pedagógica, Educação do Campo, AgroecologiaResumo
Este trabalho é um relato de experiência de procedimento descritivo-analítico do projeto institucional
de bolsas de iniciação à docência, PIBID Diversidade/UFRB. As ações e atividades
aqui relatadas aconteceram nos anos de 2015 e 2016, em duas escolas do campo no município
de Manoel Vitorino, Bahia. Previstas no subprojeto Educação do Campo e Agroecologia,
cujo objetivo é aproximar o conhecimento sobre Educação do Campo e Agroecologia e os saberes/
fazeres nas escolas do campo. As ações realizadas atuam em duas linhas de trabalho,
a dimensão educativa da Agroecologia e o trabalho pedagógico das escolas do campo. Essas
linhas foram pensadas a partir da articulação entre a teoria e a prática nas dimensões educativas,
e em espaços e tempos de ensinar e de aprender próprios das pessoas do campo.
Nas linhas de trabalho propostas articularam-se as atividades de organização e preparação;
execução de atividades formativas e didático-pedagógicas nas escolas e no campo.