Propondo novos saberes com a Educação Ambiental no entorno de uma unidade de conservação no sudoeste da Amazônia Ocidental

Autores/as

  • SOUZA, Wesley Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • AGUIAR, Renata Gonçalves Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Palabras clave:

Percepção ambiental, Preservação ambiental, Agrotóxicos

Resumen

Uma forma eficaz de envolver comunidades de entorno na preservação de áreas protegidas
passa pela educação, mais especificamente pela Educação Ambiental. O objetivo desse estudo
foi verificar se a educação ambiental pode acarretar mudanças na percepção ambiental
de alunos de duas escolas inseridas no entorno da Reserva Biológica do Jaru. Através da aplicação
de questionários foi identificado o perfil socioeconômico dos entrevistados e sua percepção
sobre as problemáticas ligadas às temáticas levantadas. O estudo apresenta dados
parciais de uma pesquisa mais ampla que trata da percepção ambiental de alunos no entorno
da Reserva Biológica do Jaru, sendo que os resultados apresentados abordam apenas a
percepção quanto ao uso de agrotóxicos. Logo, notou-se que o conhecimento dos alunos referente
ao uso de agrotóxicos após o programa melhorou de maneira significativa, denotando
uma contribuição positiva das atividades de educação ambiental para alcançar tal resultado.

Publicado

2018-08-17