Alimentação Escolar, Agroecologia e Políticas Públicas: realidades e vivências em Cáceres (MT) e Catalão (GO)

Autores

  • Diego Ribeiro Guimarães Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia
  • Samuel Laudelino Silva UNEMAT/NATER
  • Fernanda Heloisa Mello

Palavras-chave:

PNAE, Agricultura Familiar, Biodiversidade

Resumo

Apresenta-se a pesquisa, que foi realizada na parceria de dois Núcleos de Agroecologia (NEAs), um da cidade de Cáceres (MT) e o outro de Catalão (GO). Sabe-se, que o Programa Nacional de Alimentação Escolar, é um programa amplo e que possui a demanda de 30 % dos seus recursos, serem destinados à agricultura familiar. Se conhece ainda, que a preferência destes produtos da produção familiar, sejam produtos orgânicos e/ou agroecológicos. Objetivou-se então, entender quem são estes importantes sujeitos com destaque no PNAE e como é a logística (recepção e distribuição) destes alimentos e com quantas unidades de educação este alimento é distribuídos. A importância deste programa à Agroecologia é justamente por meio do incentivo à produção agroecológica, devido a preferência deste produto assegurada por lei, induzindo os produtores a permanecerem neste modelo de produção e buscar ainda mais produtores para que realizem seus cultivos neste modelo de agricultura.

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Publicado

2020-07-16