Alimentação Escolar, Agroecologia e Políticas Públicas: realidades e vivências em Cáceres (MT) e Catalão (GO)
Palavras-chave:
PNAE, Agricultura Familiar, BiodiversidadeResumo
Apresenta-se a pesquisa, que foi realizada na parceria de dois Núcleos de Agroecologia (NEAs), um da cidade de Cáceres (MT) e o outro de Catalão (GO). Sabe-se, que o Programa Nacional de Alimentação Escolar, é um programa amplo e que possui a demanda de 30 % dos seus recursos, serem destinados à agricultura familiar. Se conhece ainda, que a preferência destes produtos da produção familiar, sejam produtos orgânicos e/ou agroecológicos. Objetivou-se então, entender quem são estes importantes sujeitos com destaque no PNAE e como é a logística (recepção e distribuição) destes alimentos e com quantas unidades de educação este alimento é distribuídos. A importância deste programa à Agroecologia é justamente por meio do incentivo à produção agroecológica, devido a preferência deste produto assegurada por lei, induzindo os produtores a permanecerem neste modelo de produção e buscar ainda mais produtores para que realizem seus cultivos neste modelo de agricultura.