Educação de Jovens e Adultos e Agroecologia: uma Construção de Saberes na Multiplicidade

Autores

  • Lilian Oliveira Daniel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Agroecologia, Diversidade, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

A integração dos princípios agroecológicos na EJA é explorada como uma oportunidade de reimaginar a prática educacional, respeitando os conhecimentos prévios dos estudantes e promovendo uma educação crítica e contextualizada. Elementos como territorialidade, pertencimento, diálogo de saberes e valorização da diversidade são apresentados como pilares para conectar essas duas áreas, criando uma pedagogia que transforma realidades e fortalece comunidades. Conclui-se que práticas inspiradas na agroecologia podem potencializar a EJA como espaço de aprendizado significativo, promovendo autonomia, cidadania e sustentabilidade em um mundo plural.

 

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

AGROECOL - Construção de Conhecimentos Agroecológicos