Reflexão quanto à escolarização e letramento no campo: acesso às informações da legislação de produção orgânica por comunidade rural no Amazonas

Autores

  • Francisneide de Sousa Lourenço UEAM/ABA
  • Osaniel Nunes da Cruz
  • José Nestor de Paula Lourenço
  • Augusto Cruz Meirelles

Palavras-chave:

Agricultura orgânica; Agricultores familiares; Autonomia.

Resumo

O trabalho foi desenvolvido em comunidade rural localizada no município de Iranduba, AM, e buscou fazer uma análise qualitativa sobre o acesso à informação, especificamente sobre a legislação de agricultura orgânica. Os atores da pesquisa eram em sua maioria homens (70%), com média de idade de 47 anos e nível de escolaridade predominante o ensino fundamental incompleto (64%). Constatou-se que os atores da comunidade do Caldeirão demonstraram pouco conhecimento a respeito do tema agricultura orgânica. No entanto, verificou-se que, de forma direta ou indireta, já tiveram contato com algum tipo de informação a respeito da temática. Ressalta-se a importância do acesso à escolarização como um propulsor do alcance da informação, para que se tenha uma futura geração de agricultores aparatada de conhecimento. Para isso é necessária a escolarização das crianças e jovens da localidade, objetivando um cenário com agricultores que tenham maior autonomia para opinar sobre os temas que estão diretamente relacionados ao seu cotidiano

Downloads

Publicado

2020-07-16